Pet dá alergia em bebês?

Pet dá alergia em bebês?

Ouço tantas perguntas como essa que achei melhor abrir um espaço aqui no blog só para falar sobre esse assunto. Além das dúvidas afligirem muitas mães, percebo que mesmo entre os profissionais, ainda existe muita desinformação e muitas lendas urbanas. Então, vamos começar se pet dá alergia aos bebês.Que é um o medo de muitas mães e pais. 

Muitos bebês, quase todos na verdade, nascem com o nariz entupidinho. Isso acontece porque eles têm muito muco nasal e um espaço interno do nariz menor do que o dos adultos. Normalmente, o problema se resolve sozinho. Portanto, não vamos culpar os pets por hora. Claro, que cada caso é um caso. E que só o pediatra da família poderá avaliar o contexto.

Entretanto, na grande maioria dos casos, a presença do pet não traz alergia ou problemas de saúde ao bebê. Pelo contrário, as últimas pesquisas indicam bebês que tiveram contato com cães ou gatos desde o útero até o primeiro ano de vida apresentaram menos infecções respiratórias, alergias e infecções de ouvido do que crianças que não cresceram perto de pets.

A explicação está no sistema imunológico. Os bebês que convivem perto de peludos, especialmente cães, possuem maiores e mais diversificadas defesas contra uma série infinita de microorganismos. É como se os bebês com pets tivessem vacina “S” de sujeira, que traz proteção extra.

Lembrando que, é claro, para conviver com a família de forma harmoniosa, o animal de estimação deve estar saudável, ter bom comportamento e ser sempre supervisionado (não importa o seu tamanho ou doçura!).

 

 

 

Escrito por Dra Luciana Herrero Ver todos os posts deste autor →

Esclarecimentos: 1- Esse blog não substitui as consultas de pediatria ou consultas médicas em geral. Tem como objetivo promover educação em saúde, favorecer o vínculo familiar e o estímulo a amamentação. 2- Dra. Luciana Herrero, apesar de possuir a formação em pediatria, não realiza atendimentos pediátricos. Trocou a clínica pela educação. Atua somente como educadora familiar, escritora e coordenadora da Aninhare (www.aninhare.com.br).