Como Cuidar do Coto Umbilical – Tribuna Independente  – 15/03/16

Como Cuidar do Coto Umbilical – Tribuna Independente – 15/03/16

Em mais uma participação do Programa Tribuna Independente, que aconteceu no dia 13 de maio, conversei com Dalcides Biscalquin sobre um tema que preocupa muitos pais de primeira viagem: Como cuidar do coto umbilical.

Há muitos mitos sobre este tema. O cordão umbilical assusta os pais, alguns tem medo até de tocar. E alguns fazem coisas que não deveriam, que vão desde usar pó da pena da galinha até mesmo açúcar. E isto é um perigo! O cordão umbilical é uma ferida aberta. E ele está ligado à circulação central do bebê. Ou seja, se entrar uma bactéria através no cordão, pode causar uma infecção séria. É por isto que devemos usar produtos que limpem, que esterilizem. O mais recomendado é o álcool a 70%.

Neste programa, dei muitos esclarecimentos sobre este tema. Além disso, mostro na prática como se limpa o umbigo do bebê. Assista o vídeo e confira!

 

Escrito por Dra Luciana Herrero Ver todos os posts deste autor →

Esclarecimentos: 1- Esse blog não substitui as consultas de pediatria ou consultas médicas em geral. Tem como objetivo promover educação em saúde, favorecer o vínculo familiar e o estímulo a amamentação. 2- Dra. Luciana Herrero, apesar de possuir a formação em pediatria, não realiza atendimentos pediátricos. Trocou a clínica pela educação. Atua somente como educadora familiar, escritora e coordenadora da Aninhare (www.aninhare.com.br).