Introdução de alimentos na dieta do bebê

Introdução de alimentos na dieta do bebê

Uma mãe me perguntou: Dra. Lu, qual é o momento ideal para introduzir alimentos na dieta do bebê?

Primeiramente, vou falar sobre o padrão ouro, o ideal: O ideal é que o bebê receba leite materno exclusivo, sem água, sem chás, sem sucos até o 6º mês de vida. E só depois de 6 meses pode ser introduzida a papa de sal (com legumes, carne, carboidratos) e a papa de fruta. Mas a amamentação deve continuar, até os 2 anos de vida ou mais.

Bem, esta é a recomendação ideal. Mas nós sabemos que não vivemos em um mundo ideal. E nem todas as mulheres têm o aleitamento exclusivo, nem todas têm a licença maternidade de 6 meses. O que fazer então, em casos como estes?

Confira o vídeo de hoje!

Escrito por Dra Luciana Herrero Ver todos os posts deste autor →

Esclarecimentos: 1- Esse blog não substitui as consultas de pediatria ou consultas médicas em geral. Tem como objetivo promover educação em saúde, favorecer o vínculo familiar e o estímulo a amamentação. 2- Dra. Luciana Herrero, apesar de possuir a formação em pediatria, não realiza atendimentos pediátricos. Trocou a clínica pela educação. Atua somente como educadora familiar, escritora e coordenadora da Aninhare (www.aninhare.com.br).