Alerta. Perigo no Berço!

Alerta. Perigo no Berço!

A presença de objetos no berço e o uso das almofadas posicionadoras podem matar os bebês durante a noite. O Alerta geral vem dos órgãos reguladores de produtos americano FDA (agência de controle de alimentos e medicamentos) e CPSC (comissão de segurança de produtos de consumo) que explicam os riscos do uso  das  almofadas posicionadoras (ver foto abaixo) e recomendam que esse acessório e que nenhum outro produto semelhante seja utilizado. O ambiente que o bebê dorme deve ser  o mais seguro possível.

Almofada não é recomendada

 Reprodução

 

O motivo da recomendação foi a morte por sufocação de 12 crianças entre 1 e 4 meses de idade, nos últimos 13 anos, causada por esse tipo de acessório. Por mais que as mães coloquem só no quadril essa almofada, as crianças podem durante a noite escorregar ou rolar  e acabar ficando presa entre os rolinhos e acabar se sufocando. Foi o que aconteceu  nos  casos  de morte citados no alerta da Academia Americana de Pediatria.

Perigo: bebê pode escorregar e sufocar

 Reprodução

Muitos pais utilizam as almofadas pensando estar garantindo uma noite de sono mais segura para seus bebês. Ao contrário. Além de não prevenir os riscos de sufocamento,  esse acessório  não previne a Síndrome da Morte Súbita em recém-nascidos. Mas sim, aumenta seu risco!!
 
A Academia Americana de Pediatria e também a Sociedade Brasileira de Pediatria, recomendam que o bebê deve dormir sempre de barriga para cima, em um berço livre de objetos, para reduzir o risco de sufocamento. Pois, qualquer objeto (almofada posicionadora, travesseiro fofo, bichinhos de pelúcia, bolinhos e até protetores de berço muito grossos) oferecem risco ao bebê.
internet

Para saber mais, indicamos:

 Palestra Educativa Gratuita:  Palestra Gratuita – Sono Seguro

 

Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI175965-16888,00-AUTORIDADES+AMERICANAS+FAZEM+ALERTA+SOBRE+USO+DE+ALMOFADAS+PARA+BEBES.html

Escrito por Dra Luciana Herrero Ver todos os posts deste autor →

Esclarecimentos: 1- Esse blog não substitui as consultas de pediatria ou consultas médicas em geral. Tem como objetivo promover educação em saúde, favorecer o vínculo familiar e o estímulo a amamentação. 2- Dra. Luciana Herrero, apesar de possuir a formação em pediatria, não realiza atendimentos pediátricos. Trocou a clínica pela educação. Atua somente como educadora familiar, escritora e coordenadora da Aninhare (www.aninhare.com.br).