Amamentação: a verdade sobre esta arte!

Amamentação. A verdade sobre esta arte!

Amamentação: a verdade sobre esta arte!

Amamentar, como todos sabem, é a melhor forma de nutrir um bebê. Oferecer a ele um alimento completo, com todos os nutrientes necessários, que dispensa até mesmo a água (mesmo nos dias mais quentes, acredite!).

Mas não podemos dizer que amamentar seja fácil, natural ou espontâneo. Na sociedade moderna, esta prática infelizmente foi desaprendida. Desde a década de 70, com a invasão dos “leites” artificiais no mercado e nos consultórios médicos, nós, os humanos, desaprendemos a nutrir nossos bebês com o leite humano. Resultado de uma falsa ideia de liberdade e de praticidade, cada vez mais a mamadeira ganhou terreno nos corações das mamães, exterminado a autoestima e a confiança no leite originado em seu seio.

Foi-se o tempo onde a técnica adequada de amamentação era passada de mãe para filha, onde se aprendia a amamentar na prática. Hoje, na grande maioria das famílias, o choro é encarado como fome, e a mamadeira, esta sim, é passada de geração para geração. Triste realidade!

O resultado disto? Uma cobrança social imensa sobre a amamentação, e mulheres cada vez mais frustradas com seus sonhos de nutrir seus bebês com seu leite.

Acredite! Não basta desejar amamentar e acreditar no valor do leite materno, preparação e apoio são fundamentais!

Dicas de grande valor:

-Prepare-se: faça cursos durante a gestação, leia sites confiáveis e converse com quem amamentou com sucesso. A preparação deve ser iniciada desde a gestação, na assimilação das ferramentas práticas que ajudarão nos desafios (que não são poucos!) naturais do 1° mês da amamentação.

-Busque apoio: envolva seu companheiro, peça sua ajuda e apoio. Convide-o para fazer cursos de amamentação com você.

-Fuja de quem não conseguiu amamentar e vem lhe oferecer conselhos (mesmo que seja sua melhor amiga ou sua mãe!). Se acerque de pessoas que conquistaram o sucesso nesta prática.

-Procure eliminar suas dúvidas e romper mitos: leite fraco, pouco leite, família ruim de leite, etc. Busque conhecimento real. Estude mais sobre o assunto, aprenda como funciona a mama, o que é pega correta, quais são as posições mais recomendadas, como esvaziar a mama pedrada, etc.

A amamentação é como aprender a dirigir, por mais que você tenha o dom, aprender a técnica correta é fundamental. Aprenda durante a gestação, para poder sair de forma correta desde a primeira mamada. Não confie nas profissionais da maternidade, faça sua lição de casa, vá preparada!

Se você sonha em amamentar. Lute por seu sonho: prepare-se!

Acredite em você, em seu leite! Eu acredito em você!

Boa Sorte e Feliz Amamentação,

Com amor,

Dra. Lu

 

Escrito por Dra Luciana Herrero Ver todos os posts deste autor →

Esclarecimentos: 1- Esse blog não substitui as consultas de pediatria ou consultas médicas em geral. Tem como objetivo promover educação em saúde, favorecer o vínculo familiar e o estímulo a amamentação. 2- Dra. Luciana Herrero, apesar de possuir a formação em pediatria, não realiza atendimentos pediátricos. Trocou a clínica pela educação. Atua somente como educadora familiar, escritora e coordenadora da Aninhare (www.aninhare.com.br).