Porque o cordão umbilical enrolado no pescoço do bebê preocupa tanto? 

Porque o cordão umbilical enrolado no pescoço do bebê preocupa tanto? 

 

O cordão umbilical é um canal que liga a mãe ao bebê, tem como função levar os nutrientes e oxigênio. Durante as semanas da gestação os bebês ‘flutuam’ dentro da barriga e podem se enrolar nesse cordão. Cerca de 20 a 40% dos bebês nascem com o cordão enrolado no pescoço.

Mas quando o bebê está na vida intrauterina seus pulmões estão cheios de líquido e não fazem a função de troca gasosa, pois é o cordão que faz o transporte de todo o oxigênio que o bebê precisa.

Então a história que assombra a décadas do cordão enrolado no pescoço causar sufocamento, é mito!

O que deve ser feito sempre, em todas as gestantes estando ou não em trabalho de parto é a monitorização da frequência cardíaca fetal, essa informação nos mostra que está tudo bem com bebê.

 

Helo Nogueira – Equipe Aninhare

(Obstetriz e consultora de Amamentação)

 

 

Escrito por Dra Luciana Herrero Ver todos os posts deste autor →

Esclarecimentos: 1- Esse blog não substitui as consultas de pediatria ou consultas médicas em geral. Tem como objetivo promover educação em saúde, favorecer o vínculo familiar e o estímulo a amamentação. 2- Dra. Luciana Herrero, apesar de possuir a formação em pediatria, não realiza atendimentos pediátricos. Trocou a clínica pela educação. Atua somente como educadora familiar, escritora e coordenadora da Aninhare (www.aninhare.com.br).