Engasgo em crianças maiores e adultos. O que fazer?

As crianças maiores, e até os adultos, também correm o risco do engasgo. Seja por um pedaço de carne, um gelo, uma bala dura, o engasgo pode acontecer em qualquer hora e lugar, quando menos se espera.

Não faz muito tempo, em um almoço de domingo em família,  minha caçula de 8 anos se engasgou com um pedaço de gelo. O susto foi enorme. Eu já estava me levantando da cadeira para realizar a manobra que ensino nesse vídeo, quando ela conseguiu tossir e se desengasgar sozinha. Ufa!

Espero que você nunca passe pelo susto que eu passei… Mas, de qualquer forma é fundamental saber o que fazer em um engasgo.

Pode acontecer com seu vizinho de mesa, seu pai, seu filho. E se você  souber o que fazer, pode salvar uma vida.

Na grande maioria das vezes não dá tempo de esperar o socorro chegar para agir.

É fundamental tomar uma iniciativa antes, enquanto alguém chama por socorro ou pelos bombeiros (193).

Nesse vídeo mostramos a manobra de Heimlich (que apesar do nome complicado é bem fácil de ser realizada).

Espero que goste!

bjs Dra. Lu

Escrito por Dra Luciana Herrero Ver todos os posts deste autor →

Esclarecimentos: 1- Esse blog não substitui as consultas de pediatria ou consultas médicas em geral. Tem como objetivo promover educação em saúde, favorecer o vínculo familiar e o estímulo a amamentação. 2- Dra. Luciana Herrero, apesar de possuir a formação em pediatria, não realiza atendimentos pediátricos. Trocou a clínica pela educação. Atua somente como educadora familiar, escritora e coordenadora da Aninhare (www.aninhare.com.br).