Fuja das cólicas

Fuja das cólicas

Só quem já ouviu um bebê chorando de cólica sabe o quanto o melhor é prevenir que remediar, pois muitas vezes nem os remedinhos prescritos fazem efeito.

Mas, o que é a cólica….

A cólica é uma dor causada por algum desajuste no sistema gastro-intestinal do bebê, pode ser por gases, ou por dificuldade de evacuar, ou soltar pum. Ela acomete mais frequentemente  bebês de 15 dias a 3 meses de idade.

Como prevenir…

– Amamente seu bebê, o leite materno é de mais fácil digestão e ajuda a evitar as cólicas;

– Realize Shantala (massagem indiana para bebês). Esta massagem possui movimentos abdominais que, segundo muitas mamães, fazem milagres. Além de ser uma delícia para ambos, mamãe e bebê.

– Mantenha uma rotina mais tranquila nos primeiros 3 meses de vida do bebê. Evite hiperestimular a criança. Para o nenê, esta fase é de grande adaptação à vida, e exige muita cautela por parte dos papais.

– Realize o banho de ôfuro sempre que possível, especialmente após a Shantala. É tudo de bom, remete ao útero e acalma o bebê.

– Use e abuse dos carregadores de pano de bebê, do sling. Especialmente do tipo wrap, pois nele o bebê fica aconchegado ao seio materno/paterno em posição ortostática, que reduz o refluxo e aquece a barriguinha, prevenindo cólicas. Uma delícia! quase um útero com janela!

 

 

 

 

 

Escrito por Dra Luciana Herrero Ver todos os posts deste autor →

Esclarecimentos: 1- Esse blog não substitui as consultas de pediatria ou consultas médicas em geral. Tem como objetivo promover educação em saúde, favorecer o vínculo familiar e o estímulo a amamentação. 2- Dra. Luciana Herrero, apesar de possuir a formação em pediatria, não realiza atendimentos pediátricos. Trocou a clínica pela educação. Atua somente como educadora familiar, escritora e coordenadora da Aninhare (www.aninhare.com.br).