Mais novidades em amamentação

O congresso tem sido uma excelente oportunidade de reciclagem…cheio de  agradaveis  surpresas……como a palestra de Suzanne Colson…uma jovem senhora de 56 anos com uma energia adorável…
Ela estudou extensivamente uma nova proposta de amamentação chamada “Biological Nurturing” é muito mais do que apenas uma nova posição- onde a mãe fica reclinada e o bb fica sobre o seu ventre…de forma similar ao contato pele a pele, mas não deitada reta!
É uma filosofia que leva em consideração vários itens, como:
-Posição confortável, que permite uma melhor respiração, como também a troca de olhares…
-O uso dos reflexos inatos do bb e da gravidade para que o bb vá ao seio…pois na posição usual ( aconchego) estamos contra a gravidade…e muito frequentemente a mãe se coloca ainda mais curvada para frente…e também inibe os reflexos de “pica-pau”, onde o bb vai com a cabeça buscar o seio.
-Comportamento entre ambos…o clima é TUDO! A ocitocina deve correr solta no ar…para isto é fundamental que a dupla ou o trio (sim o pai pode participar da amamentação) sejam deixados tranquilos, sem interrupção…se comprovou que qqer pergunta ( por mais besta que seja) pode quebrar a concentração e atrapalhar a sintonia do momento….Mais uma vez vemos uqe nosso trabalho muitas vezes é observar, assistir…( me lembrei do Rick quando fala de parto)
isto e mais….
Adorei esta aula…só poderia vir de uma mestra que passou vários de seus anos de estudo junto ao querido Michel Odent.
Alías…ela me disse que esta louca para vir ao Brasil….quem sabe, não??
Seria um prazer, pois sua conferência é de tocar o coração!
Bom amigos…mais um dia se termina por aqui….
Da Califórina para o Brasil
Um grande beijo a todos
carinho Dra.  Lu
Amanhã tem mais!

Escrito por Dra Luciana Herrero Ver todos os posts deste autor →

Esclarecimentos: 1- Esse blog não substitui as consultas de pediatria ou consultas médicas em geral. Tem como objetivo promover educação em saúde, favorecer o vínculo familiar e o estímulo a amamentação. 2- Dra. Luciana Herrero, apesar de possuir a formação em pediatria, não realiza atendimentos pediátricos. Trocou a clínica pela educação. Atua somente como educadora familiar, escritora e coordenadora da Aninhare (www.aninhare.com.br).