News from the conference…notícias de San Diego

Oi amig@s,
Aqui estou eu, sua pediatra-educadora tentando ser  uma quase-jornalista para meu querido blog!
Primeiro gostaria de contar que somos 3 Brasileiros (viventes no Brasil), aqui neste maravilhoso congresso:
 “Internacional Lactation Consultant Association 2011 Conference- San Diego/USA”
Somos:  Edson Borges ( nosso amigo da lista), Kelly Coca ( da Menu Materno) E eu..
Dr. Edson  foi um speaker desta conferência, ou seja, nos representou muito bem , pois ofereceu uma linda palestra…parabéns amigo!
Este ano o congresso esta menor que o ano passado, em um hotel mais simples, mas muito lindo…rodeado com maravilhosas roseiras…nunca vi tantas lindas flores.
Quanto as palestras…para mim hoje o dia iniciou muito bem…pois acabei de assitir a uma boa palestra sobre leite materno em NCIU ( para prematuro em UTI), oferecida pela Nancy Wrigth…boa..mas não como a maravilhosa palestra de Paula Meier…da qual serei eternamente fã….
Alguns dos conhecimentos interessantes que obtive:
 
– Acreditem: Pesquisas mostram que o tempo de leva para que os dados de pesquisas cheguem a realidade prática da clínica médica são nada menos do que meros..17 anos !!! 17 anos….uma eternidade, não?
-Foi também comentado quanto os maravilhosos poderes do colostro para bb de UTI, mesmo que apenas molhando seus lábios…como redução de tempo de internação, redução de várias doenças….
-O melhor: Pesquisas comprovaram que a quantidade de leite materno oferecido a prematuro esta relacionada com o desenvolvimento mental do bebê: Mais leite, melhor DNPM.
-Foi relatado que apesar das pesquisas poucas unidades de UTI utilizavam o leite materno em seus bebês, infelizmente oferecendo complemento em seu lugar.
-Alguns lugares, entretanto atingiam um impressionante volume de LM em seus bb….qual era o segredo destas unidades???
O segredo era a sua equipe de trabalho, como a cultura deste hospital impreganada nesta equipe!
Isto confirma nossa intuição, não?
Foi sugerida algumas ações que podem influenciar na mudança da cultura da UTI, na transformação da equipe que aí trabalha:
 
  • Educar, Educar e Educar…. Foi sugerido dividir artigos científicos com a equipe da UTI, especialmente com os médicos….neste caso, oferecer aos colegas médicos os artigos com as partes importantes já grifadas, já que os mesmo dificilmente leram todo o artigo.
  • Criar grupos de promoção de aleitamento dentro da equipe da UTI, mesmo que esta Equipe seja inicialmente formada só por você!
  • Estimular a gestão do hospital quanto a busca das certificações, como Hospital amigo da criança, por exemplo…
  • Buscar apoio e coloboração dos organismos reguladores,  internos e externos, para que haja cobrança  quanto a amamentação como forma redução de infecção hospitalar
  • Realizar pesquisas dentro da UTI, coletar dados…coletar dados relacionados com leite materno!!!! Isto não apenas dará maior visibilidade a você, ao seu hospital, mas ao Leite Materno !!
  • Buscar na gestão possibilidade de realizar incentivos financeiros por performace médica relacionadas a redução das taxas de infecção, redução do tempo de internação….itens relacionados a oferta de leite materno
  • Usar a criatividade…e também a paciência e a simplicidade…mas continuar insistentemente lutando pelo ideal da amamentação!
 
 Depois trarei mais notícias,
Um beijo do coração
Dra. Lu
  

Escrito por Dra Luciana Herrero Ver todos os posts deste autor →

Esclarecimentos: 1- Esse blog não substitui as consultas de pediatria ou consultas médicas em geral. Tem como objetivo promover educação em saúde, favorecer o vínculo familiar e o estímulo a amamentação. 2- Dra. Luciana Herrero, apesar de possuir a formação em pediatria, não realiza atendimentos pediátricos. Trocou a clínica pela educação. Atua somente como educadora familiar, escritora e coordenadora da Aninhare (www.aninhare.com.br).