O que é a Zika e como preveni-la

O que é a Zika e como preveni-la

Hoje trato de um assunto muito importante, que é como se proteger contra o Zika.

Para começar, vamos entender o que é Zika. A doença zika é causada por um vírus que é transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, o que mesmo que transmite a dengue e a febre chikungunya. Os sintomas mais frequentes da zika são coceira e manchas no corpo, febre, conjuntivite, dores articulares. Mas também pode ser assintomática. É uma doença já antiga, mas é pouco conhecida aqui no Brasil. Há suspeitas que ela veio na época da copa, pois muitas pessoas de fora vieram ao nosso país.

Estudos recentes feitos por uma universidade nos Estados Unidos comprovaram que a Zika está relacionado aos casos de microcefalia, quando atinge a gestante. Infelizmente não há um tratamento para esse mal. A única saída para as gestantes, é estarem atentas à prevenção.

No vídeo, além de esclarecimentos sobre este tema, dou dicas muito importantes sobre a prevenção.

Confira!

Escrito por Dra Luciana Herrero Ver todos os posts deste autor →

Esclarecimentos: 1- Esse blog não substitui as consultas de pediatria ou consultas médicas em geral. Tem como objetivo promover educação em saúde, favorecer o vínculo familiar e o estímulo a amamentação. 2- Dra. Luciana Herrero, apesar de possuir a formação em pediatria, não realiza atendimentos pediátricos. Trocou a clínica pela educação. Atua somente como educadora familiar, escritora e coordenadora da Aninhare (www.aninhare.com.br).