Escolha o berço certo

Escolha o berço certo

Muitas famílias na hora de comprar o berço só prestam a atenção na beleza e no preço. E nem sempre compram o berço mais seguro, colocando em risco o bebê. Aqui vão algumas dicas para ajudar você na hora de montar o enxoval.

Fique atento:

– Aos espaçamentos mínimos e máximos que a estrutura do berço deve ter.

– A distância entre o estrado e as laterais ou paredes do berço não pode ser maior do que 2,5 cm. Assim, evita-se que a criança prenda os braços ou as pernas.

– A distância máxima entre as ripas do estrado deve ser de 6 cm. Se a distância for maior que 6 cm o bebê pode prender a perna ou o braço.

– A altura das laterais e paredes do berço deve ser de, no mínimo, 60 cm a partir do estrado (na posição mais baixa). Caso contrário, existe o risco do bebê pular por cima da grade lateral ou das paredes;

– Barra do berço: a distância entre duas barras no berço deverá ser de no  máximo 6,5 cm. Esse espaçamento evita que a cabeça, o ombro do bebê ou a mão fiquem presos.

– Quando alguma parede do berço é feita de tela, o espaçamento mínimo dos furos deverá ser de 7 mm e não deve permitir que um equipamento que simula o dedo do bebê passe por esses furos.

– Evite comprar berços que contenham partes que possam prender a criança, tais como braçadeiras, suportes e “orelhas” nas cabeceiras.

-As partes laterais do berço devem ser livres de partes pontiagudas ou destacáveis que possam prender a roupa do bebê;

– Prefira colchões com espessura máxima de 120 mm.

— Não deve haver decalques ou adesivos nas superfícies internas do berço acessíveis a criança;

– Somente dois pés do berço devem ter rodinhas ou rodízios. Os outros dois deverão ser fixos.  Se o berço tiver rodinhas nos quatro pés ou apoios, duas devem conter travas;

– Nos berços desmontáveis os parafusos não podem ser fixados diretamente na madeira, pois poderia desgastar a madeira fazendo com que surjam folgas e o berço possa ficar instável.

Se a embalagem do berço não apresentar as informações mínimas exigidas na norma, há grande probabilidade do fabricante não segui-la. Compre berços que contenham as informações exigidas, e apresentem manual de instruções com telefone de contato, para o caso de dúvidas;

 

Para saber mais, indicamos:

 Palestra Educativa Gratuita:  Palestra Gratuita – Sono Seguro

 

(fonte: Inmetro: http://www.inmetro.gov.br.  Mais dicas? Ouvidoria do Inmetro: 0800-285-1818 ou ouvidoria@inmetro.gov.br)

Escrito por Dra Luciana Herrero Ver todos os posts deste autor →

Esclarecimentos: 1- Esse blog não substitui as consultas de pediatria ou consultas médicas em geral. Tem como objetivo promover educação em saúde, favorecer o vínculo familiar e o estímulo a amamentação. 2- Dra. Luciana Herrero, apesar de possuir a formação em pediatria, não realiza atendimentos pediátricos. Trocou a clínica pela educação. Atua somente como educadora familiar, escritora e coordenadora da Aninhare (www.aninhare.com.br).